sábado, 29 de outubro de 2011

Lago onde corpos vivos boiam - Fervedouro Jalapão

Quando cheguei ao Fervedouro no Jalapão, as únicas informações que eu tinha era que se tratava de um pequeno lago em que “corpos vivos boiavam”. E lá estava eu para conferir. Ao me aproximar avistei uma paisagem impressionante que dispensa descrições, veja a foto.
Nas cercanias do Fervedouro havia um solo roxo e saturado com água, contudo seco em sua superfície, dando a sensação de se caminhar em uma gelatina que a qualquer momento poderia estourar e sugar quem se atrevesse a caminhar sobre ela.
Entrei no Fervedouro ansioso, querendo comprovar a tal lenda dos corpos vivos boiando. A água estava na altura da cintura e o fundo era preenchido com uma areia branca e muito fina dando a ela uma consistência pastosa, lisa e bastante compacta. O chão estava bem firme, dei os primeiros passos já vendo e percebendo que algo estranho me aguardava. O chão firme começou a dar lugar a um solo rarefeito, evasivo e finalmente traiçoeiro, desaparecendo de repente. “Meu chão sumiu”, mais nem toda queda leva ao fundo do poço, eis que tão rápida e esperta quanto a areia traiçoeira, a água astuta, me empurrou para cima. Uff .boiei.
Tudo aconteceu muito rápido, antes do susto passar eu já estava a salvo e meu instinto de sobrevivência tranquilizado fazendo com que eu ficasse lá por alguns instantes desfrutando daquela sensação singular.
Observação: O Fervedouro dessa história não é o que os Turistas costumam visitar, existem vários na região do Jalapão e quanto mais tempo ficarem no anonimato, melhor para que sejam conservados.
Vejam um vídeo legal que encontrei no youtube, mostra imagens do Fervedouro no Jalapão.

3 comentários: