sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Descobrindo a Fête de La Musique - Paris


Depois de uma noite mal dormida, no Hostel The White Ferry em Victória, Londres, em um quarto com 10 camas, eu e minha companheira de Viagem, J, arrumamos nossas mochilas e saímos para estação de trem St. Pancras e embarcamos no Eurostar para Paris.
Atravessamos o Canal da Mancha passando pelo Eurotúnel, um pouco cansados por já estarmos a mais de 20 dias de mochilão. Em fim chegamos, desembarcamos na estação Gare du Nord e fomos de metro  para nosso Hostel St. Christopher’s Paris.
O albergue era bem movimentado, organizado e novo, porém geograficamente longe dos pontos mais visados pelos turistas. Depois de esperarmos um pouco para fazermos o check in, nos acomodamos, comemos uma pizza e saímos. Tomamos um banho, é claro, "espero que sim".
Antes, no Eurostar, dei uma folheada rápida em um guia turístico e decidimos que iriamos primeiro na Ile de La Cité, visitar a tão famosa Catedral de Notre Dame (em outro post falo sobre a Catedral). Depois da visita saímos para dar uma volta pelas margens do rio Siena e lá, por volta das 16 horas, encontramos uma pseudo-rave, estava rolando musica eletrônica bem alta e algumas pessoas começavam a chegar. Achei o máximo, porque nunca tinha visto uma "rave" no meio da semana no centro de uma cidade e à tarde. Bebemos uma cerveja sentados a beira do rio Siena, observando se os guardas locais não apareciam por lá, pois não é permitido beber por ali. E não parou por ai, depois saímos pelas ruas e vimos que havia bandas e cantores entre outras apresentações instrumentais de todos os estilos (jazz, musica eletrônica, rock, pop, e até samba!) espalhadas por toda cidade, que estava lotada, muita gente concentrada nas ruas, nos bares e restaurantes e isso tudo a luz do dia. Depois ficamos sabendo que aquilo tudo tinha motivo, era o dia da Fête de La Musique (Festa Santa Música), uma festa que iniciou em Paris em 1982 por iniciativa do Ministério da Cultura do país e acontece todo dia 21 de Junho. O evento foi criado para festejar os milhões de músicos amadores do país na época, que foram convidados a, naquele dia, ocupar as ruas durante meia hora para mostrar sua arte. O grande sucesso da iniciativa permitiu que a celebração se repetisse, ganhando importância ano após ano.
Hoje essa festa é realizada em mais de 100 países dos  cinco continentes, inclusive com previsão para ser realizada pela primeira vez no Brasil em 2012 . Veja abaixo um video que encontrei no youtube. Visite o canal deles: http://www.youtube.com/user/MestreFab .
Site consultado: http://museuvictormeirelles.blogspot.com/2011/06/festa-da-musica.html

Um comentário: